O peixe é um alimento muito saudável, com diversos nutrientes essenciais para a saúde humana. Por suas caracterÃsticas, é utilizado em dietas com vários propósitos e pode ser considerado também por aqueles que desejam consumir mais proteÃna.
Sua carne é rica neste macronutriente, mas existem alguns peixes com mais proteÃna do que outros. É sobre isso que vamos tratar neste artigo, trazendo também os benefÃcios do consumo deste animal para a saúde. Acompanhe!
O peixe é um alimento que proporciona grandes quantidades de diversos nutrientes. Em alguns casos, são as maiores fontes entre todos os tipos de comida.
Esta carne é rica em proteÃnas, indicada para quem deseja ganhar massa muscular ou perder peso, possui várias vitaminas e minerais, como vitamina D, selênio, iodo, cálcio, ferro, zinco, ômega-3 e ômega-6.
Isso faz dele um alimento completo e muito saudável, pois suas porções trazem muitos benefÃcios para a saúde. Além disso, sua carne é de fácil digestão, sendo uma boa opção para o consumo no jantar, pois não pesa no estômago.
Mesmo se você desejar apenas ter uma alimentação mais equilibrada e saudável, considere consumir peixes semanalmente, para ter todos os seus benefÃcios. Você pode alternar a espécie preparada, aproveitando a grande disponibilidade que encontramos no Brasil.
Se sua preocupação é consumir um peixe com bastante proteÃna, saiba que nem todo peixe é igual. Para te ajudar a escolher, preparamos esta lista com os peixes mais proteicos e como você pode inseri-los na sua alimentação.
A tilápia é um peixe muito consumido no Brasil, com preço em conta para compor a dieta sem pesar no orçamento. Além disso, é muito saudável, com boas quantidades de vitamina B12, selênio, potássio, fósforo e ômega-3.
É uma carne magra, de fácil digestão e que possui poucas espinhas, facilitando seu consumo. Também é muito versátil no preparo na cozinha, aceitando bem diversos tipos de acompanhamentos e temperos.
Um dos peixes mais apreciados do mundo, o atum é rico em proteÃnas, com cerca de 28g do nutriente para cada 100g de carne. Na versão enlatada, esse valor é um pouco menor, mas ainda é ótimo para a saúde.
Sua carne é magra, com pouca gordura, e muito indicada para quem deseja ganhar massa muscular, além de fornecer bastante energia para as atividades diárias. É uma espécie de água salgada, encontrada no litoral brasileiro e que pode ser preparada de diversas maneiras: crua, assada, grelhada e selada.
Apesar de ser muito consumido em todo o mundo, é um peixe caro, mas vale a pena investir na sua inclusão nas refeições.
Também conhecido como anchova (pois é o peixe que faz sua conserva), o biqueirão é um animal de água salgada, com sabor e textura suaves e muito apreciado na culinária mediterrânea.
Na sua versão enlatada, pode chegar a 29g de proteÃna a cada 100g de carne. Seu consumo promove a saúde do cérebro e coração e é facilmente encontrada na costa brasileira, com um preço em conta, além de ter poucas espinhas.
Muito popular no Brasil, a sardinha é um peixe com tamanho relativamente pequeno, mas com muitos benefÃcios nutricionais. É popularmente encontrada in natura (fresca) ou enlatada.
Falando de proteÃna, a cada 100g de carne, encontramos cerca de 32g do nutriente. O ômega-3, zinco e cálcio também estão presentes em grande quantidade nesta espécie, tornando-a uma opção muito saudável e em conta para incluir na dieta.
Confira algumas sugestões de receitas com a sardinha, mas lembre que este peixe possui muitas espinhas que precisam ser retiradas.
Um peixe muito apreciado no paÃs, o salmão é encontrado nas águas dos oceanos PacÃfico e Atlântico, mas também podem ser criados em cativeiro, para a comercialização.
É interessante observar a procedência do animal, pois os que são desenvolvidos em cativeiro podem conter uma grande quantidade de corantes e poucos nutrientes. O consumo dessas substâncias não é indicado, pois não fazem bem ao organismo.
Mas quando falamos do salmão natural, seus benefÃcios são variados, sendo rico em ômega-3, selênio, potássio e vitaminas do complexo B. Em termos de proteÃnas, a cada 100g da carne, há cerca de 38g do nutriente.
Com nome bem diferente, este peixe possui cerca de 20g de proteÃna para 100g de carne. Além disso, oferece vários nutrientes, como vitaminas do complexo B, E, D, potássio e fósforo.
Sua carne possui veios de gordura, que derretem durante a cocção, oferecendo bastante suculência ao prato. Normalmente é consumida em filés.
Estampando a nota de cem reais, a garoupa é encontrada no litoral do Brasil, principalmente na região Sudeste. É muito apreciada no paÃs, pois seu gosto é suave e aceita bem vários tipos de preparos e temperos.
Em termos nutricionais, a garoupa possui cerca de 25g de proteÃna, para 100g de carne, além de conter boas doses de selênio, fósforo, potássio, vitamina B12 e B6. Vale apenas a ressalva de que sua carne pode ter grandes quantidades de mercúrio, um metal pesado que pode contaminar o ser humano, por isso seu consumo deve ser moderado.
Boa para ser consumida grelhada ou crua (como sashimi), a cavala é da famÃlia do atum e possui uma carne branca muito saborosa, com poucas espinhas.
Para cada 100g de carne, conta com cerca de 29g de proteÃna, além de outros nutrientes, mas também deve ser consumida com cuidado, pois possui nÃveis mais altos de mercúrio e outros contaminantes.
Um peixe muito apreciado na culinária por ter a carne magra, suculenta, macia e delicada, o linguado é um peixe marinho que pode ser preparado de diversas formas. Seus acompanhamentos devem ser mais sutis, para não sobrepor seu sabor.
É rico em proteÃnas, com cerca de 22g de proteÃna para cada 100g de carne, além de apresentar outros benefÃcios nutricionais e ter poucas espinhas.
A merluza é um peixe acessÃvel no Brasil, encontrada em vários oceanos por todo o mundo. Sua carne é saborosa, mas suave e geralmente é preparada em filés fritos, por seu tamanho e composição.
Seu consumo regular pode trazer vários benefÃcios para a saúde, como redução do risco de doenças cardiovasculares e promoção da saúde óssea. É rica em selênio, fósforo e ômega-3, além de conter cerca de 18g de proteÃnas por 100g de carne.
O robalo pode ser encontrado em água doce, mas é predominantemente marinho. É um animal grande e versátil na cozinha, com vários tipos de preparos possÃveis. Sua carne é macia e pode ser envolvida em crostas (sal ou pão, por exemplo), para preservar a textura da carne.
Falando das proteÃnas, a cada 100g, cerca de 18g são do nutriente e conta ainda com outras vitaminas e minerais.
Encontrada em rios e mares, a truta possui uma carne saborosa, magra e versátil para ser preparada. É rica em vitamina D, ferro, magnésio, cobre, cálcio e ômega-3, contribuindo em muitos aspectos para a saúde.
Pode ser consumida com alta frequência, já que possui pouco mercúrio. Em relação à s proteÃnas, 100g de carne contém cerca de 24g do nutriente.
Peixes já são muito saudáveis, pois sua carne é leve, com digestão fácil e com altas quantidades de vitaminas, minerais e proteÃnas, como acabamos de ver. Seus benefÃcios são enormes, mas sempre podemos destacar algumas espécies mais saudáveis.
O salmão é uma unanimidade quando falamos em alimentos benéficos para a saúde. É um peixe com carne mais gorda, saborosa e de fácil preparo. A tilápia e a sardinha também são saudáveis e vêm na sequência da lista.
Todos os peixes possuem quantidades consideráveis de proteÃna, acima de outros tipos de carne, como frango e boi. Outros frutos do mar possuem valores menores do nutriente, como é o caso das ostras, camarões e vieiras, por exemplo.
Mas podemos destacar o arenque e a lampreia como peixes com menor quantidade de proteÃna.
Quando falamos em alimentação saudável, os peixes são boas opções para compor a dieta, por suas qualidades nutricionais. O consumo das vitaminas, gorduras e proteÃnas ajudam vários aspectos da nossa saúde.
Aliado à atividade fÃsica, o consumo de peixes ajuda no desenvolvimento muscular, por conter bastante proteÃna, que ajuda na formação destes tecidos no corpo humano. Além disso, contribui para que os músculos não se deteriorem, mas se mantenham saudáveis por mais tempo.
A maior parte dos peixes é rica em cálcio, mineral muito importante para ossos e dentes. A vitamina D também está presente em diversas espécies e ajuda na absorção do cálcio. Além de fortalecer esses tecidos, o consumo de peixes previne a osteoporose, bem como fraturas e dor nos ossos.
Com grandes quantidades de gorduras boas, proteÃnas e minerais, os peixes proporcionam a energia necessária para as atividades diárias, sem gerar acúmulo de gorduras e carboidratos.
Se seu consumo estiver associado à prática de atividades fÃsicas, os benefÃcios serão muito maiores.
Peixes ricos em gorduras boas, como ômega-3 e ômega-6, ajudam a proteger a saúde do coração e evitar doenças como AVCs, pois ajudam a regular a quantidade de colesterol “ruim” no sangue, por sua ação anti-inflamatória e antioxidante.
Com grandes quantidades de selênio, os peixes ajudam na formação de novas células de defesa (imunidade) do corpo, reduzindo a entrada de doenças no organismo. Além disso, contribuem para a saúde do cérebro e dos olhos, protegendo essas funções vitais.
Mais uma vez, o salmão ocupa o topo da lista, com a sardinha, atum e tilápia na sequência. Esses peixes, ricos em proteÃnas, ajudam na formação de células musculares, além de proteger os tecidos do corpo humano.
Ao aliar o consumo desta carne com outros alimentos saudáveis, o organismo terá a energia necessária, além dos nutrientes essenciais para seu bom funcionamento.
É preciso que a alimentação seja equilibrada, mas como os peixes são ricos em vitaminas, minerais e boas gorduras, é mais fácil conseguir isso. Vale apenas o alerta com relação às espécies que comentamos aqui que possuem alta concentração de mercúrio.
Este metal não é metabolizado pelo nosso corpo e pode se acumular no organismo, trazendo problemas ao longo do tempo. O ideal é reduzir o consumo destes peixes para uma ou duas vezes na semana.
Busque por outras alternativas saudáveis para complementar sua dieta e ter benefÃcios a longo prazo.
Em um paÃs com tantos rios e uma vasta costa litorânea, o consumo de peixes é favorecido e esses alimentos são muito benéficos para a saúde, em especial no que diz respeito à s proteÃnas.
Conheça opções de pratos feitos com essa carne aqui no Portal Dia de Peixe. Cadastre-se e receba receitas deliciosas!
A sardinha é um peixe nutritivo que oferece diversos benefÃcios para a... Continuar Lendo
Depois que você aprende a fazer peixe assado no forno pode ter certeza... Continuar Lendo
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site você concorda com a PolÃtica de Cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito acesse a nossa Termos de uso, PolÃtica de Privacidade e PolÃtica de Cookies. Se você concorda clique em aceito.